A importância do fisioterapeuta na prática de atividades ao Ar Livre

Todos nós sabemos o quanto a prática de uma atividade física é importante para nosso bem estar físico e mental, porém será que estamos aptos a iniciar um exercício físico sem que esta cause prejuízos a nossa saúde? A avaliação física é de grande importância antes de iniciar uma atividade, nela podem ser identificados fatores que possam prejudicar a prática e em vez de encontrar saúde, podemos desencadear lesões.

A natureza humana que é bastante adepta aos desafios e a procura de experiências únicas em lugares únicos, fez com que atividades como o Trekking e o Hiking tivessem um crescimento significativo de praticantes, de diferentes faixas etárias, formações culturais e níveis sociais.

Com a grande procura por essas práticas ao ar livre, é importante lembrar do papel do Fisioterapeuta e do Educador físico. É preciso levar em consideração patologias ou problemas ortopédicos, de cada indivíduo praticante, analisar a prática esportiva, os padrões de movimento e a sobrecarga, para evitar lesões ou qualquer outro problema que o impossibilite de praticar a atividade.

A avaliação de um Fisioterapeuta tem como objetivo triar o estado de saúde, identificar fatores biomecânicos que possam predispor você a algum tipo de lesão, traçar um plano preventivo ou de tratamento e planejar ações que levem a uma melhora quanto ao desempenho na prática do esporte escolhido.

Falando especificamente das atividades de longas distâncias (Trekking), uma boa base cardiovascular é um requisito básico para iniciar na caminhada em montanha, outro ponto chave, é o treinamento de força e resistência muscular. É importante identificar e corrigir os desequilíbrios e as fraquezas musculares.

Embora pensemos que estamos aptos para realização de um esporte por não termos dores ou lesões e que uma avaliação de um fisioterapeuta não se faz necessária, podemos estar equivocados.

A prática de atividades físicas é realmente de grande importância para nossa saúde e bem estar, e quando bem orientada e bem realizada os benefícios são ainda melhores.

Uma equipe que conta com esses dois profissionais, tem total suporte para discutir, orientar e planejar exercícios personalizados para uma prática ainda mais saudável e com menos riscos.

Sobre o Autor

Ana Alice
Ana Alice
Brasileira, Belo Horizonte/MG, Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH. Pós graduanda em Fisioterapia Ortopédica e Esportiva. Condutora de ecoturismo pela Pegada Ecoturismo. Apaixonada pela vida, sendo um instrumento para a obra divina, acredita que a natureza é o melhor alimento para a manutenção de uma mente sã. "Conheça a teoria, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana"