Cuidados com a saúde antes de pegar a estrada

Carnaval chegando, feriadão, malas prontas e muita vontade de aproveitar ao máximo os dias de folia!

Fazer uma viagem é algo prazeroso e está na lista de prioridades de muitas pessoas para o período de férias. Muitos trabalham o ano todo apenas pensando nesses dias, onde estarão longe de casa e da rotina, buscando apenas diversão e um pouco de sossego. Porém, é preciso ter cuidados com a saúde durante a viagem. Assim, este período tão esperado não se torna uma tremenda dor de cabeça.

Da mesma maneira que fazemos um check-up em nossos carros antes de pegar a estradas, precisamos tomar uma série de cuidados para não sermos traídos pela nossa saúde quando estivermos a passeio.

Faça um checkup médico

Você não quer ter uma surpresa desagradável quando estiver longe de casa e dos seus médicos, não é mesmo? Então, antes de meter o pé na estrada, é primordial que você faça um check-up completo. Esse é um dos principais cuidados com a saúde durante a viagem.

Se você tem alguma doença pré-existente como diabetes, asma, doenças cardíacas, hipertensão, epilepsia ou outras doenças crônicas requerem cuidados especiais, aproveite a consulta com um médico para atestar a permissão para sua viagem, além de lembrar-se de carregar o seu remédio de uso continuo, e verificar a validade do seu plano de saúde.

Preste atenção na alimentação

Passar horas viajando requer que você tenha um amplo controle do seu sistema digestivo. Ninguém quer passar mal justamente no deslocamento ou até pior: no seu destino paradisíaco!

Pegue leve nos seus pratos nos dias anteriores, fuja de comidas muito condimentadas, gordurosas ou de cozinha que você desconhece. É hora de investir em frutas, legumes e carnes magras.

Visite seu dentista

A maioria das pessoas nem pensa nisso, mas é algo essencial antes de viajar. Imagine estar curtindo suas férias e ter um bloco solto, um siso nascendo ou uma cárie não tratada? Fazer um check-up dental também é indispensável e vai garantir que você possa aproveitar a cozinha local sem medo, desde que com bom senso.

Proteja seus olhos

Quando viajamos para lugares ensolarados, nossos olhos costumam sofrer. Para isso não ocorrer, é indispensável que você proteja sua visão e esteja atento a esse aspecto. Leve sempre óculos escuros de qualidade, comprados em lojas reconhecidas e de marcas tradicionais.

Lentes “piratas” não filtram os raios solares e podem causar incômodos, dores e até doenças oculares com o uso constante. Outra questão que vale lembrar é se você usa óculos de grau: sempre é recomendado levar um extra, pois se você perder ou quebrar o seu, não dará tempo de fazer um novo e você pode perder o visual que esperou o ano inteiro para observar.

Atualize suas vacinas

Há diversas regiões que você precisa estar devidamente vacinado para poder embarcar. Então, revise sua carteirinha de vacinação, verifique se estão todas em dia. Se tiver alguma vacina atrasada, basta levar a carteirinha no posto de saúde mais próximo da sua casa.

Além das vacinas, há os reforços que precisam estar em dia também. Leve as carteiras de vacinação junto com os documentos.

IMPORTANTE: Se você vai levar o pet na viagem, lembre-se de revisar as vacinas dele também e de carregar consigo a carteira de vacinação do pet.

kit de medicamentos básicos

Ao organizar suas malas para a viagem lembre-se da importância de levar um kit de medicamentos básicos, pois ele pode ser extremamente útil em caso de algum imprevisto.

  • Kit de emergência do turista:
  • Atestado de vacina
  • Cobertura/carteirinha do plano de saúde
  • Termômetro
  • Analgésicos
  • Antitérmicos
  • Antiácidos
  • Antissépticos
  • Curativos e bandagens adesivas
  • Repelente para insetos
  • Protetor solar

Com essas dicas, sua viagem terá tudo para ser um sucesso.

Sobre o Autor

Rafael Freitas
Rafael Freitas
Brasileiro, Belo Horizonte/MG, Formado em Processos Gerencias, Empreendedor, Guia de Montanha especializado em Turismo de Aventura. Sócio Proprietário na empresa Pegada Ecoturismo e Futuro Palestrante. Amante das serras, montanhas e cachoeiras, com varias vivencias no ecoturismo, decidiu que viveria sua vida respirando e sonhando aventuras. Acredita que não existe limites para conhecer novos lugares e novas conquistas. Viajar é explorar o novo, de forma simples.