15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23 e 24/Janeiro
Dias
15/01/2021
Data de Saída
10 dias e 9 noites
Duração
Difícil
Nível

O Monte Roraima povoa o imaginário de muitos mochileiros e trilheiros. É uma montanha mística, milenar e repleta de lendas. O local é cenário de livros, filmes e novelas, inclusive inspirou animação da Disney/Pixar “UP – Altas Aventuras”.

Localizado na tríplice fronteira entre três diferentes países (Brasil, Venezuela e Guiana), é um dos fenômenos naturais mais fascinantes, exóticos e primitivos do mundo inteiro, simplesmente por ser um local que parece ter saído de outro planeta. Considerado uma espécie de elo perdido, uma vez que seu tepui (montanhas de mesa plana, cujo topo é formado por cachoeiras, formações rochosas esculturais extremamente impressionantes, vales e até mesmo suas próprias fauna e flora) é estimado ter surgido há dois bilhões de anos atrás, o Monte é um destino já bastante popular entre os aventureiros e amantes do trekking, pois além de ser o sétimo ponto mais alto do país (2.875 metros de altitude e quinze quilômetros de comprimento) e considerada a maior montanha plana do mundo, a trilha até seu cume é uma das experiências mais inesquecíveis e incríveis que alguém poderá vivenciar.

Mesmo no meio da Amazônia, a região do Roraima não é envolta por florestas, mas sim pela “Gran Sabana”, um tipo de um cerrado venezuelano que se estende pelo estado brasileiro de nome homônimo. Paisagem essa que fará parte dos primeiros dias do trekking.

Apesar de fazer parte do Brasil, o acesso e os serviços são todos venezuelanos. A cidade base para este roteiro é a pequena Santa Elena do Uairén, localizada na fronteira com Pacaraima, Brasil. O acesso se dá por uma aldeia indígena, Paraitepuy, ponto de entrada para o Parque Nacional de Canaima onde está a montanha na Venezuela.

Parte Aérea(Sob consulta):

O valor deste pacote não inclui passagem aérea, os valores de bilhetes aéreos estão sujeitos a variações diárias e a disponibilidade de lugares. Eles são garantidos somente no ato da emissão da passagem, conforme as regras de cada companhia aérea, consulte nosso atendimento para valores atualizados.

Instruções para compra da passagem aérea:

Ida: O passageiro deve estar no Aeroporto Internacional de Boa Vista no dia 15/01/2021 até o horário limite de chegada que é até as 12h00 para traslado do Aeroporto e check-in no hotel.

Volta: Embarque Boa Vista x Origem no dia 24/01/2021 a partir das 13h00.

Obs.: Caso não consiga opção de voo para os horários preestabelecidos, favor consultar o atendimento para verificar outros horários de translado durante o dia.

1

1º DIA - ORIGEM / BOA VISTA / SANTA ELENA DE UAIRÉN

Embarcaremos em voo com destino à Boa Vista, capital de Roraima. Nos encontraremos no aeroporto para realizar o traslado até nossa hospedagem Santa Elena De Uairén onde passaremos a noite.

2

2° DIA - SANTA ELENA DE UAIRÉN / PARAITEPUY / ACAMPAMENTO RIO TÉK (1050M ALTITUDE) 12KM

Café da manhã às 9h00
Saída de Santa Elena de Uairén por meio de veículo 4×4 até a comunidade indígena Paraitepuy onde daremos início ao trekking até nosso primeiro acampamento Rio Ték. vamos pegar estrada por cerca de 2 horas, sendo parte em asfalto e em estrada terra.

O tempo de caminhada prevista é de 5 horas até o acampamento no Rio Ték, num percurso de 12km. Ao chegar no acampamento, nossos porteadores irão montar acampamento e todos estarão livres para reconhecimento da área, fotos, descanso, e mais tarde daremos informações sobre o próximo dia de trekking.

Café da manhã, almoço de trilha e jantar;
Pernoite em acampamento.

3

3° DIA - RIO TÉK / BASE RORAIMA - (1870M ALTITUDE) 09KM

Neste dia o trekking nos levará à base do grandioso Monte Roraima. Por volta das 8 horas, após o café da manhã caminharemos de 4 à 5 horas por um percurso de 9km.

Apesar do percurso ser menor, quando comparado ao do dia anterior, o nosso esforço será maior, já que 70% da rota será de subida. Nossa chegada à base da montanha é prevista para às 14h. Na chegada, montaremos acampamento e almoçaremos. Aproveitando para tomar banho nas águas frias, fazer reconhecimento da área para fotos e ainda teremos um momento para meditação, afinal, o ambiente clama por contemplação e introspecção.

Teremos também informações sobre a trilha do dia seguinte. Após o jantar, pernoitaremos no acampamento.

Temperatura: aproximadamente 20ºC
Café da manhã, almoço de trilha e jantar;
Pernoite em acampamento..

4

4° DIA - BASE RORAIMA / TOPO DA MONTANHA (2.734M) 06 KM

Após o café da manhã, por volta das 8h, partiremos rumo ao próximo destino, o mais esperado de nossa jornada: o topo do Monte Roraima. A trilha de hoje é de aproximadamente 6 km, com uma duração de 4 à 5 horas de subida. Sem dúvida o trekking neste dia será um dos mais bonitos para apreciar a belíssima natureza que nos rodeia, vale a pena fazermos algumas paradas pelo caminho. Tiraremos fotos e pausas para descanso e contemplação da paisagem. Flores, como orquídeas de diversas espécies, igarapés, pequenos pássaros e até uma cachoeira. Devido à intensidade da caminhada, faremos uma breve parada para recuperarmos o fôlego, reunir o grupo e seguir até o local do acampamento. Chegando ao acampamento, por volta das 14h, aproveitaremos a tarde para descansar e no final do dia, jantar. Iniciaremos nossa primeira noite no topo do Monte Roraima neste dia também.

Temperatura no topo: 10ºC durante o dia, – 05ºC à noite
Café da manhã, almoço de trilha e jantar;
Pernoite em acampamento.

5

5° DIA - TOPO DA MONTANHA / ACAMPAMENTO GRUTA DO QUATI - 12 KM

Após o café da manhã, por volta das 8h, partiremos rumo ao próximo destino – Gruta do Quati. Aproximadamente 12 km, com duração de 5 à 6 horas de caminhada.

Esse acampamento  já está na parte brasileira do Monte Roraima. O trajeto lá em cima já muda bastante e é feito praticamente o tempo inteiro em cima de pedras.

Visuais antes nunca vistos e passagem pela tríplice fronteira, ponto de referência no topo. O Quati também está dentro de uma caverna e é deslumbrante! Ao lado, tem um riacho em que é possível se banhar, e tem também um mirante lindíssimo da selva amazônica. Se o tempo estiver aberto, é possível ver um nascer do sol INESQUECÍVEL!

Chegando ao acampamento almoçaremos e aproveitaremos a tarde para descansar e no final do dia vamos até o mirante do roraiminha.

Café da manhã, almoço de trilha e jantar;
Pernoite em acampamento

6

6° DIA - ACAMPAMENTO GRUTA DO QUATI

Mais um dia de caminhada no topo e o roteiro é ProaLago Gladys e alguns mirantes incríveis no trajeto.

Nesse dia não mudamos de acampamento e podemos sair com uma mochilinha de ataque. Se o seu mochilão não tem aquela tampa que sai e vira uma pequenininha, considere levar uma de 8L no máximo, até aquelas da Quechua pequenininhas servem.

Passeio aproximadamente de 7 horas.

Retorno para o acampamento Gruta do Quati onde iremos passar mais uma noite.

Café da manhã, almoço de trilha e jantar;
Pernoite em acampamento

7

7° DIA - RETORNO DO ACAMPAMENTO QUATI

Retorno do acampamento do Quati até o outro “hotel” , podendo ser o que ficamos antes ou outro caso esteja cheio.

São mais 12 km de volta, cerca de 6 horas de caminhada

Chegando ao acampamento iremos almoçar e aproveitar a tarde para descansar e também conhecer mirantes próximos.

Café da manhã, almoço de trilha e jantar;
Pernoite em acampamento

8

8° DIA - RETORNO AO RIO TEK

Hoje, começaremos nossa caminhada de retorno, despedindo do local. Após o café da manhã, por volta das 8h, levantaremos acampamento e iniciaremos nossa descida, cerca de 4h – com direito à 40 minutos de descanso e alimentação – até a base da montanha. Em seguida, continuaremos nossa caminhada de 14km em direção ao acampamento do Rio Tek, onde chegaremos por volta das 16h. O trajeto será mais tranquilo e agradável – todos os perrengues já foram superados. O céu estrelado nos recompensa pelos dias de esforço, proporcionando-nos uma vista deslumbrante. Chegando ao Rio Tek, aproveitaremos para descansar, tomar banho e tirar mais fotos. Após o jantar, pernoitaremos no acampamento.

Temperatura: aproximadamente 25ºC

Café da manhã, almoço de trilha e jantar;
Pernoite em acampamento.

9

9° DIA - RETORNO À COMUNIDADE DE PARAITEPUY

Última etapa da nossa jornada. Após o café da manhã, iniciaremos nossa caminhada rumo à aldeia, por um trecho de 15km e média 4 horas de duração. Chegaremos ao nosso destino por volta das 12h, passando pela inspeção rotineira dos guardas do parque e continuaremos de jeep até Santa Elena. Hora estimada de chegada em Santa Elena às 14h30

Pernoite em Santa Elena

10

10° DIA - SANTA ELENA / BOA VISTA

É chegado o dia de nos despedirmos. Faremos o transfer de Santa Elena à Boa Vista e o grupo da expedição se despede no aeroporto de Boa Vista. Aqueles que quiserem ficar mais dias em Boa Vista também se despedem do grupo, após a grande experiência da expedição de trekking ao Monte Roraima.

A ordem dos passeios poderá sofrer alterações a critério do guia/receptivo local, sem prejuízo para o cliente, ou seja, não será obrigatoriamente a descrita no roteiro, devido à fatores climáticos, motivo técnico, logística ou força maior.

Grau de dificuldade: DIFÍCIL – O acesso ao Monte Roraima é possível à maioria das pessoas, mas é preciso ter consciência de que a realidade da trilha é difícil e cansativa. Caminhamos muito, em terrenos acidentados, com subidas e descidas frequentes e o desgaste físico é extenuante. Este roteiro exige disposição e condicionamento físico em perfeito estado. Recomendamos para pessoas com alguma experiência em caminhadas de longo percurso.

Não recomendamos este roteiro para pessoas que estejam em tratamento médico.

Incluso:

Seguro Aventura + Seguro viagem Global Rescue
Condutores/Guias especializados e equipados com rádios de comunicação, Spot Gen3 (Rastreamento via satélite) e Kit Primeiro Socorros
Transporte 4×4 desde Santa Elena até Aldeia de Paraitepuy – ida e volta
Transfer in-out em veículo 4×4 para os atrativos
2 diárias, pousada em Santa Elena
Briefing e avaliação de equipamentos
Guia certificados e com vasto conhecimento na flora e fauna da região
Cozinheiros e porteadores nativos da região
Carregadores de barracas e alimentos.
Barraca compartilhada (2 pessoas)
Kit primeiros socorros e socorrista
Banheiro ecológico
Refeição completa durante todos os dias de trekking
Almoço do último dia no restaurante em São Francisco de Yuruani

Não incluso:

Passagem aérea(Consulte a aba “Logística” para mais informações) .
Refeições não mencionadas no roteiro
Medicamentos de uso pessoal
Qualquer outro item não mencionado como incluso

  • É obrigatório o viajante estar vacinado contra a febre amarela e com o Certificado de Vacinação Internacional emitido pela ANVISA atualizado. A vacina deve ser tomada nos postos de saúde de sua cidade com 10 dias de antecedência à data de embarque e, assim, será emitido certificado nacional.
    Para a emissão do certificado internacional, recomendamos que seja feito contato com os postos de atendimento ao viajante da ANVISA localizados nos aeroportos ou através do site http://www.anvisa.gov.br/viajante/ para maiores informações.
  •  Documento de Identidade expedido pela Secretaria de Segurança Pública (RG) original e o Certificado Internacional de Vacinação (atestando vacinação contra febre-amarela anterior à 10 dias antes da viagem) são suficientes para entrada de brasileiro na Venezuela. Porém, recomendamos trazer também o Passaporte válido.
  • Caso o cliente seja estrangeiro, a documentação necessária para entrada na Venezuela é o Passaporte devidamente acompanhado do Certificado Internacional de Vacinação (atestando vacinação contra febre-amarela anterior há 10 dias antes da viagem) emitido pela ANVISA. Algumas nacionalidades precisam solicitar um visto de entrada com antecedência, verifique a necessidade e se for o caso, providencie.
  • O cliente é responsável por estar com toda a documentação pronta para dar entrada em território venezuelano.

Higiene e medicação, dê preferência para produtos biodegradáveis:

Escova, creme e fio dental, xampu, desodorante, sabonete, roupa de banho, toalha, agulha, tesourinha, linha de costura, faixas tipo gaze, esparadrapo, batom ou manteiga de cacau, protetor solar, repelente, Band-aid, relaxante muscular, creme hidratante para pele, pomada contra assaduras, vaselina para evitar bolhas, medicamentos de uso contínuo ou para primeiras necessidades, papel higiênico, lenços umedecidos. Recomendamos purificador de água.

Deve-se separar: roupas de dormir e roupas de caminhada.

Roupas de dormir sempre serão as mesmas, todos os dias:

  • 01 sandália para descanso nos acampamentos (papete é a ideal);
  • 01 par de meias para dormir;
  • 01 calça de dormir (pijama ou abrigo);
  • 01 bermuda;
  • Roupas íntimas;
  • 02 blusas (de preferência de mangas compridas);
  • 01 casaco de frio (de preferência que não seja muito pesado nem muito volumoso);
  • Touca de lã;
  • Luvas;
  • 01 pequeno travesseiro.

Roupas de caminhadas:

  • 01 bota de trekking (pré-amaciada);
  • 04 pares de meias;
  • 01 calça leve para caminhada;
  • 02 bermudas;
  • Roupas íntimas;
  • 04 camisetas para as caminhadas.

Outros equipamentos:

  • Mochila de 60 litros;
  • Mochila de ataque (pequena);
  • Saco de dormir 0ºC;
  • Isolante térmico;
  • Cantil;
  • Bastão para trekking (recomendável, porém não imprescindível);
  • Tensor para joelhos;
  • Capa de chuva – preferência para os modelos tipo poncho;
  • 01 rolinho de barbante para usar como varal;
  • Mosquetões de tamanhos variados para pendurar coisas (facilita muito);
  • 01 rolinho de fita silver-tape (você pode precisar);
  • 01 chapéu de abas, de preferência que cubra o pescoço;
  • Óculos de sol;
  • Binóculos (opcional);
  • Máquina fotográfica;
  • 01 lanterna pequena c/ jogos de pilhas reservas;
  • Sacos estanque para embalar todas as roupas e utensílios que irão na mochila.
  • A acomodação de camping é de 02 pessoas por barraca; no caso do cliente desejar barraca individual, deverá adicionar valor extra ao pacote – consulte valor;
  • É extremamente necessário o saco de dormir e isolante térmico ou colchonete.
  • A alimentação fornecida durante a expedição compreende café da manhã, lanche para o almoço e janta.
  • Caso o viajante tenha interesse em lanche de trilha para comer durante a caminhada, deverá trazer separadamente.
  • Aos carregadores para equipamentos coletivos, cabem levar equipamentos coletivos de camping, de cozinha e alimentação. Ao viajante cabe levar a sua mochila e equipamentos pessoais (saco de dormir, isolante térmico, colchonete).
  • Caso alguém prefira contratar carregador pessoal para levar sua mochila, o valor é cotado na moeda local venezuelana e muda com frequência. Atualmente equivale à aproximadamente R$ 60,00 por dia.
  • Cada carregador pessoal leva até 15 kg, além dos seus próprios pertences pessoais, naturalmente.
  • A contratação do carregador pessoal não faz parte do pacote, é uma opção particular de cada participante, que deverá ser acertada diretamente entre as partes. O guia da expedição se encarrega apenas de orientar sobre os procedimentos regulares.

Comentários sobre o destino

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário

Avaliação