Terça a Domingo
Saídas
6 dias e 5 noites
Duração
Moderada
Nível
Receptivo Nacional
Tipo de Viagem

Se hospedar no Safari Camp é uma experiência fascinante!

No coração do Brasil, em meio à imensidão da Serra Geral, com seus rios de água pura e cristalina, praias paradisíacas, natureza agreste e primitiva existe uma das últimas regiões onde a Natureza se mantém intacta: O JALAPÃO.

Chamado de Deserto do Jalapão, é na realidade um grande Oásis, pois, apesar do solo arenoso, esta região serrana possui nascentes e belas cachoeiras, além de uma grande diversidade de Flora e Fauna do Cerrado.

O início é em Palmas, capital do Tocantins, e a jornada de encantos e descobertas é feita em veículos especialmente adaptados.

As atividades do roteiro são variadas: Caminhadas e banhos em praias fluviais, canoagem e safári fotográfico, contemplar o Pôr-do-Sol do alto das Dunas e o brilho das estrelas ao redor de uma fogueira amiga… E além da lembrança do que vai vivenciar você poderá trazer o artesanato feito com o nobre Capim Dourado.

Datas de saída:

O Jalapão – Safári Camp tem saídas com datas programadas de terça a domingo (programa de 6 dias).
Na guia “Reserve esse destino” você confere todas as datas disponíveis.

Parte Aérea(Sob consulta):

O valor deste pacote não inclui passagem aérea, os valores de bilhetes aéreos estão sujeitos a variações diárias e a disponibilidade de lugares. Eles são garantidos somente no ato da emissão da passagem, conforme as regras de cada companhia aérea, consulte nosso atendimento para valores atualizados.

Instruções para compra da passagem aérea:

Ida: Chegada no Aeroporto de Palmas às Terças – qualquer horário a partir das 08:00hrs até as 01:30hs (Terça para Quarta) e transfer para acomodação no Hotel (28 km em asfalto) pernoite em Palmas.

Volta: Embarque Palmas x Origem aos Domingos – qualquer horário entre 03:00 da manhã e 18:00 hs.

Hospedagem:

Em Palmas: Hotel Girassol Plaza
No Jalapão: Safári Camp

Estrutura do Safari Camp:

  • Localizado à beira do Rio Novo, com prainha particular.
  • 15 Tendas estilo africano.
  • Cada tenda para 2 pessoas com banheiro individual. (No caso de viajante desacompanhado, oferecemos a opção de compartilhar o apto/tenda com outro viajante mesmo sexo (sendo apenas 2 clientes por tenda) ou para exclusividade na tenda, é cobrado um suplemento de 50%.) Temos tenda família (até 4 pax) Consultar disponibilidade.
  • Jogo de cama completo: lençol, sobre-lençol, edredom e travesseiro;
  • Salas de Banho – separadas em masculina e feminina com boxes individuais e duchas com aquecimento solar.
  • Energia – Não temos energia elétrica (para não tirar o brilho do céu). Nas tendas há pequenos Leds (lampadinhas) à energia solar e ilumina apenas para os clientes se “situarem”.
  • Carregamento câmeras – Temos inversor com placas solares e é possível carregar equipamentos como câmeras e filmadoras. (não é possivel carregar Notebook e Ipad) O uso é limitado de acordo com as condições solares e também do tamanho grupo.
  • Não há sinal para telefonia celular, porém, possuímos telefones via satélite, para uso em casos de
    emergências. Em alguns pontos do Jalapão pega Oi, Claro e Vivo.

Informações uteis:

  • Avisar com antecedência se há alguma restrição alimentar para avaliarmos da possibilidade de poder receber o cliente na expedição.
  • Apesar de não haver foco de Febre Amarela, é recomendável a vacinação com pelo menos 10 dias de antecedência.
  • O Jalapão é uma região remota e não há nenhum tipo de infra-estrutura. O Posto de Saúde / Hopital mais próximo está a 50km, na cidade de Mateiros.
  • O Tocantins possui 2 períodos bem distintos: Seca e Chuva. Na época de seca (Maio a Setembro) é comum não cair nenhuma gota de chuva. Dias bem quentes e noites frias. Em Setembro, costuma ter uma semana da chamada “chuva do caju” e em seguida costuma ter mais um período de estiagem que se estende até Novembro, quando iniciam as
    chuvas e cessam em Abril. Devido a localização geográfica do Jalapão, as chuvas costumam ser pontuais, principalmente no meio do dia (período mais quente) e à noite. Ou cai em forma de pancadas.
  • A temperature no Jalapão varia de 30o a 35oC durante o dia e as noites costumam são frescas ou frias, a temperatura varia de 13 a 23oC dependendo da época do ano.
1

1° DIA - (TERÇA-FEIRA) - CHEGADA EM PALMAS

Embarque com destino ao Aeroporto de Palmas. Chegada em Palmas, recepção. Transfer para acomodação no hotel Girassol Plaza (28 km em asfalto) Pernoite em Palmas
Check-in: após 14h00

2

2º DIA - QUARTA-FEIRA: APÓS CAFÉ DA MANHÃ EM PALMAS, SAÍDA EM DIREÇÃO AO JALAPÃO

Após o café da manhã em Palmas, aproximadamente as 08:15h saída em direção ao Jalapão. (180 km em asfalto até Ponte Alta). No caminho passaremos no distrito de Taquaruçu, um dos polos de turismo da capital. Almoço na cidade de Ponte Alta.

Aqui acaba o asfalto e a cidade é o último local se pode comprar protetor solar, repelente, etc.… Parada no Cânion da
Suçuapara, um verdadeiro oásis, bem refrescante (trilha curta com descida e subida íngreme em terreno firme de cascalho e
terra – aproximadamente 400 m ida e volta. No acesso ao cânion, caminhada curta dentro de água e sobre pedras. Seguiremos então em direção à misteriosa Serra da Muriçoca, onde no caminho cruzaremos as nascentes do rio Vermelho margeando a parte oeste da Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins. No alto da serra, se vislumbra toda a imensidão do Jalapão e podemos identificar a Serra da Jalapinha, a Serra do Espírito Santo e mais longe no horizonte a Serra Geral da Bahia. Ao final do dia chegada ao Safari Camp (120 km em estrada de terra), localizado às margens do rio Novo, onde o guia e colaboradores irão apresentar e dar dicas sobre o dia a dia no camp. Após um drink de boas-vindas será servido o jantar.

Pernoite no Safári Camp

3

3º DIA - QUINTA-FEIRA: PELA MANHÃ, APÓS O CAFÉ, INSTRUÇÕES SOBRE O USO E PRÁTICA DA CANOAGEM

Neste dia quem desejar pode acordar um pouco mais tarde e para os mais dispostos, sugerimos solicitar ao guia que os acorde bem cedo para ir até o Mirante do Safari Camp para apreciar o nascer do sol atrás da linda Serra do Espírito Santo e de lá também é possível utilizar o telescópio terrestre para avistar as serras ao redor do camp e as falésias que formam as Dunas do Jalapão.

Após o delicioso café da manhã às margens do rio, serão dadas as instruções sobre o uso e a prática da Canoagem.

Saída da prainha do Safari Camp, onde desceremos o rio Novo, apreciando sua natureza selvagem (aproximadamente 1 hora – nível fácil). O rio Novo é um dos últimos rios de água potável do mundo. Seu fundo de areia branquinha forma belíssimas praias, que durante este percurso contemplativo, nos convidam a todo instante para nadar e mergulhar em suas águas puras e cristalinas, tendo também um toque de aventura e emoção em suas corredeiras (canoagem nível fácil/ contemplativo).

IMPORTANTE: Devido a importantes ações que vem sendo tomadas para tentar diminuir o risco de extinção do Pato
Mergulhão (Mergus octosetaceus) na região do Jalapão e no Planeta como um todo, não iremos realizar a Canoagem no Rio novo nos meses de agosto e setembro. Somente sete casais estão sobrevivendo no Rio Novo e um destes casais se localiza bem na região onde realizamos a atividade e como nesta época os filhotes estão justamente aprendendo com os pais a sobreviver no rio e corredeiras qualquer distúrbio pode ser prejudicial a sobrevivência da espécie. A canoagem será substituída por trilha no cerrado e veredas no entorno do Safari Camp e flutuação no rio Novo em um trecho sem corredeiras onde não existe a possibilidade de perturbarmos o
aprendizado dos filhotes já que eles e os pais ficam justamente nesses locais nesta época do ano. Contamos com
sua compreensão e desde já agradecemos por colaborar com esta importante ação de preservar um dos seres mais ameaçados no mundo.

Retorno ao Safari Camp. Almoço no Safari Camp. À tarde após um merecido descanso no redário ou prainha do Safari Camp, faremos um passeio até as Dunas (traslado de 18 km do Safari Camp até o início da trilha -nível fácil). No trajeto passaremos pela Comunidade do rio Novo com uma breve parada na ponte para fotos do rio e suas corredeiras. As Dunas são formadas por areias de quartzo de coloração dourada e cercadas por imensos chapadões, veredas e lagoas, formando um visual surreal e de natureza pujante com gigantescas falésias que mudam de cor de acordo com a luminosidade proporcionando um belíssimo pôr-do-sol.

Jantar e pernoite no Safari Camp.

4

4º DIA - SEXTA-FEIRA: SAÍDA EM VEÍCULO EM DIREÇÃO AO POÇO DO FERVEDOURO DO SONINHO E CACHOEIRA DA FORMIGA

Após café da manhã, partida para fervedouro e cachoeira da Formiga. Os fervedouros são nascentes de águas cristalinas e com fundo de areia branca. Devido à pressão da água que nasce é impossível afundar, e teremos a sensação de realmente flutuarmos nas suas águas; é pura diversão. No percurso atravessaremos o Vale do rio Preto, entre as Serras do Meio e do Espírito Santo. Do lado esquerdo estará o Parque Estadual do Jalapão, e do outro a parte leste da Estação Ecológica da Serra Geral, que juntos ajudam a formar o maior mosaico de áreas protegidas do cerrado brasileiro. Esta rota é rica em visuais e isto convida aos viajantes a se posicionarem nas janelas e mirantes dos veículos para sentir o ar puro, apreciando a paisagem, e tirar fotos. Chegada ao Fervedouro do Soninho -exclusividade Korubo (75 km em estrada de terra). No local também é possível tomar um banho nas águas do rio Sono, um dos principais afluentes do rio Tocantins, onde a água gelada contrasta com a água quentinha do fervedouro.

Dependendo da disponibilidade e de tempo, poderemos também visitar o Fervedouro do Ceiça- Glorinha (pequeno fervedouro com capacidade limitada).

Almoço próximo ao fervedouro do Soninho. Saída em direção a Cachoeira da Formiga (15 km em estrada de terra), uma queda que forma uma piscina natural de águas cristalinas e de cor verde esmeralda, uma experiência única no Jalapão. Partida para Mateiros (25 km em estrada de terra), onde se pode usar o celular e comprar artesanato do capim dourado,
sorvete, etc….

Jantar e pernoite no Safari Camp.

5

5° DIA - (SÁBADO) - CACHOEIRA DA VELHA - RETORNO À PALMA

Após o café da manhã, visita a Cachoeira da Velha (70 km em estrada de terra). Com suas imponentes quedas em forma de ferradura é a maior do Jalapão. Após leve chegaremos a prainha da Cachoeira. Local extremamente agradável e sombreado com águas rasas e cristalinas. Após lanche, retorno a Palmas.

Chegada ao hotel Girassol Plaza em Palmas. Pernoite em Palmas.

6

6° DIA - (DOMINGO) - SAÍDA DE PALMAS (CAFÉ)

Manhã livre. Traslado para o Aeroporto de Palmas e embarque com destino à cidade de origem.
Check-out: até 12h00

Traslado: partida aos Domingo – qualquer horário entre 03:00 da manhã e 18:00 hs


A ordem dos passeios poderá sofrer alterações a critério do guia, sem prejuízo para o cliente, ou seja, não será obrigatoriamente a descrita no roteiro, devido à fatores climáticos, motivo técnico, logística ou força maior.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – Nos meses de Agosto e Setembro a Canoagem é substituída pela trilha no Cerrado.

Atividade: Caminhada de curta duração durante os dias de atividade. Observação de fauna e flora, banho em cachoeira, fervedouros…

Indicação: Indicado para os aventureiros de plantão, recomendado para iniciantes que tenham muita disposição para o ritmo das atividades.

Idade: Maiores de 8 anos.

Incluso:

Seguro Aventura
Condutores/Guias especializados e equipados com rádios de comunicação, Spot Gen3 (Rastreamento via satélite) e Kit Primeiro Socorros.
2 noites com café da manhã, na Pousada ou Hotel dos Girassóis em Palmas;
3 noites com pensão completa e sucos, no Safári Camp
Traslado – Aeroporto de Palmas / Hotel Palmas / Aeroporto de Palmas
Transfer IN – Chegada às Terças – qualquer horário a partir das 08:00hrs até as 01:30hs (Terça para Quarta)
Transfer OUT – Partida aos Domingos – qualquer horário entre 03:00 da manhã e 18:00 hs
Todos os passeios mencionados no roteiro
Conforme mencionados no roteiro
Equipamentos de canoagem

Não incluso:

Passagem aérea(Consulte a aba “Logística” para mais informações) .
Refeições não mencionadas no roteiro.
Medicamentos de uso pessoal.
Qualquer outro item não mencionado como incluso.

  • Lanterna (levar pilhas extras)
  • Power Bank (carregador de baterias) para quem utilizar celular para tirar fotos.
  • Toalhas de Banho e passeios
  • Croc, Papete ou tênis leve para canoagem
  • Camiseta de manga comprida (para proteção solar)
  • Agasalho, pois a temperatura cai a noite (maio a Agosto)
  • Protetor solar, chapéu ou boné
  • Repelente
  • Sunga / Biquíni
  • Óculos Escuros
  • Snorkel (máscara de mergulho – opcional)
  • Artigos de Higiene pessoais (sabonete, xampu, pasta de dente, etc…)
  • Medicamentos de uso pessoal Ex. Analgesicos, anti alérgicos, remédios para enjoos, etc.

ATENÇÃO: Não há farmácias na região

Comentários sobre o destino

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário

Avaliação