12,13,14,15,16/Agosto
Dias
12/08/2020
Data de Saída
Moderada
Nível
Até 15 Pessoas
Grupo

Vamos conhecer, de uma só vez, Nobres e a Chapada dos Guimarães, duas joias do ecoturismo brasileiro e que se complementam em termos de atrativos e passeios.

O Mato Grosso é o único estado do Brasil que abriga ecossistemas diferentes entre si, a uma confortável distância de sua capital, Cuiabá. Este programa dá ao visitante a oportunidade de visitar a Chapada dos Guimarães, 76 km a nordeste de Cuiabá e a beleza intocada da pequena Bom Jardim no município de Nobres (147 km Noroeste).

Rios cristalinos cheios de peixes, grutas e lindas cachoeiras, um verdadeiro paraíso escondido em Mato Grosso, a cidade de Nobres possui belezas surpreendentes que ainda permanecem longe do roteiro de muitos viajantes e vem ganhando aos poucos o reconhecimento mais que merecido daqueles que buscam destinos que propiciam contato com a natureza.

Já o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, criado em 1989 para proteger suas riquezas naturais, seus sítios arqueológicos, monumentos históricos, paredões de arenito que ganham uma tonalidade indescritível de dourado ao pôr do sol, complementam essa beleza o voo de belas aves como as araras vermelhas.

O fato de estar sobre uma das antigas placas tectônicas do planeta e abrigar o centro geodésico da América do Sul, atrai muitos esotéricos e turistas interessados no apelo místico do lugar. Além disso, há 46 sítios arqueológicos catalogados em seus 33 mil hectares de área onde foram encontrados ossos de dinossauros do período Jurássico, inscrições rupestres e pinturas feitas por antepassados.

Informação adicional

HospedagemTriplo, Duplo Casal
Passagem AéreaInclusa, Não Inclusa

Locais de Início e Horários:

Passagem aérea inclusa:

O passageiro vai embarcar junto a equipe da Pegada Ecoturismo.

Ida: Dia 12/08/2020 do Aeroporto Internacional de Confins às 05h45.
Chegada Aeroporto Internacional de Cuiabá por volta das 09h05, traslado do aeroporto e chek-in no hotel

Volta: Dia 16/08/2020 às 17h00, embarque Aeroporto de Palmas para Aeroporto Internacional de Confins, chegada prevista em BH às 23h30.

Passagem aérea não adquirida junto a Pegada Ecoturismo:

Ida: O passageiro deve estar no Aeroporto Internacional de Cuiabá no dia 12/08/2020 até o horário limite de chegada que é até as 09h00 para traslado até Nobres.

Volta: Embarque Cuiabá x BH no dia 16/08/2020 a partir das 17h00.

Hospedagem: Pousada Vale da Chapada

1

1º Dia – Chapada dos Guimarães - Véu de Noiva + Circuito de Cachoeiras do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Chegada no aeroporto Marechal Rondon. Recepção, boas vindas e viagem de 70 km até Chapada dos Guimarães, check-in na pousada.

Após o check-in e acomodação na pousada, seguiremos até o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e visita ao mirante da cachoeira, cartão postal do parque Nacional: Véu de Noiva.

De lá se avista um vale formado pelo rio Coxipozinho, floresta, cerrado, paredões e a cachoeira com mais de 68 metros conhecida como Véu de Noiva sendo uma trilha de 650 metros do estacionamento para o mirante do Véu de Noiva; retornamos para o estacionamento para seguirmos para o circuito das cachoeiras.
Em seguida acesso de carro pela estrada de serviço por aproximadamente 3km até chegar ao ponto inicial da caminhada.
Após instruções iniciará a caminhada conhecendo o cerrado, veredas e campos rupestres. Contato com o mosaico geológico, conhecendo desde rochas primitivas do nosso Continente.
Início do Circuito de Cachoeiras: cachoeira da andorinhas, cachoeira piscina natural, prainha, Degrau, cachoeira do Pulo, Sonrizal, cachoeira 7 de Setembro. Possibilidade de banho em todas elas.

Além de todo o visual o visitante poderá aproveitar os banhos na mais pura água doce do centro do Brasil.

Continuação da trilha até a Casa de Pedra, uma pequena caverna de arenito esculpida pelo córrego Independência. Uma pequena exploração visual para conhecer o local. Despedida do circuito.

Viagem de carro e saída do Parque Nacional prevista para as 16h. Retorno à pousada e noite livre.

Total de 08 km de caminhada.

2

2º dia -Chapada dos Guimarães - Cidade de Pedras + Vale do Rio Claro, Crista de Galo

Após café da manhã viagem a caminho do parque nacional e visita à Cidade de Pedras. É o mirante mais expressivo da Chapada dos Guimarães, localizado no topo dos paredões do parque nacional.

Uma vista fantástica que poderá ser contemplada nos 2 km de caminhada total, apresentando curiosas formações rochosas esculpidas por chuvas e ventos ao longo do tempo.

É possível avistar uma grande extensão de paredões, o vale logo abaixo, os rios e o horizonte distante, presenteando o visitante com uma vista única da Chapada.

A vegetação na Cidade de Pedras é um cerrado baixo, rico em frutas, flores e plantas medicinais.

Continuação da viagem até o Vale do Rio Claro. Agora os paredões milenares da Chapada estarão de frente para o visitante.

Contato com o cerrado e o lindo visual da Chapada, conhecendo árvores, arbustos, pequenas matas e campos de vereda típicos do local.

Visita ao Poço Azul para um primeiro banho e flutuação contemplativa terminando no Poço Verde.

Primeiro contato com a rica ictiofauna do Rio Claro, com lambaris, peraputangas, piaus, cascudos, entre outras espécies.

Após banho visita à Crista de Galo, uma formação rochosa elevada que possibilitará um visual panorâmico do alto para os paredões e toda a região, dando ao visitante uma noção exata do que é a Chapada.

É um dos momentos mais lindos do passeio, quando toda a Chapada é vista de frente.

Após descanso e contemplação, daremos continuação do passeio ao caminho do Poço da Anta onde um refrescante banho de água cristalina estará a espera de todos. Banho com flutuação contemplativa, e descanso.

Saída do Rio Claro e viagem a caminho da Chapada dos Guimarães com o lindo visual dos paredões ao entardecer para completar o dia.

Despedida do passeio e retorno a pousada, noite livre.

3

3º dia – Chapada dos Guimarães - Caverna Aroe Jari, Lagoa Azul, Kyodo Brado, Pobe-Jari e Cachoeira Almiscar

Após Café da manhã, viagem até a Fazenda Água Fria para conhecer um circuito com 3 cavernas.

Após instruções iniciará a caminhada seguindo pelo cerrado e floresta. Muitas formações rochosas, espécies vegetais e pegadas são atrações da caminhada.

Chegada em uma das entradas para a caverna Aroe Jari, onde há uma grande abóboda de rocha e um túnel de acesso.

O túnel se abrirá para o Salão do Chuveiro. Com lanternas será possível observar a interessante formação rochosa e uma cachoeira caindo do teto da caverna. Muitas camadas de rochas que um dia foram fundo de mares e rios ancestrais.

A caminhada seguirá por fora da caverna até a outra extremidade. Durante o percurso há muitas espécies vegetais típicas do cerrado e em especial o Cascudo, fruto até o momento considerado endêmico da Chapada dos Guimarães.

Chegada na outra extremidade da caverna, a Boca do Buritizal. O visitante terá contato com a vereda, local facilmente reconhecido pelos buritis (Mauritia flexuosa) e a nascente de água cristalina.

A trilha continua, passando pela Pedra das Três Pontas ou Pedra do Equilíbrio para chegar na Lagoa Azul em seguida. Descanso e contemplação das marcas geológicas e da linda vista para as águas azuis e cristalinas.

Continuação da trilha para conhecer duas cavernas recentemente incluídas no roteiro: Pobe-Jari e Kyodo Brado. A caverna Pobe-Jari tem bastante semelhança com a caverna Aroe Jari, com seus túneis e ambientes sem luminosidade alguma. Já a caverna Kyodo-Brado tem um visual imponente, com paredes e teto alto com mais de 20m de altura. Uma areia branca e muito fina, com curiosas marcas deixadas pelo tempo.

Caminhada de retorno para o estacionamento (~50 minutos) ou resgate com trator da fazenda e em seguida possibilidade de banho na Cachoeira da Alméscar.

Retorno à pousada e noite livre.

9 km de caminhada total

4

4º Dia – Chapada dos Guimarães / Nobres / Cuiabá

Nesse dia nos despedimos da Chapada dos Guimarães e seguiremos a caminho de Nobres.

Nobres: um paraíso do Mato Grosso ainda pouco conhecido

A cidade de Bonito (MS) não foi a única contemplada no centro-oeste com belezas naturais perfeitas para o ecoturismo. No estado vizinho, um bocado escondida e ainda pouco conhecida, está a pequena cidade de Nobres (MT), que vem ganhando aos poucos o reconhecimento – mais que merecido – daqueles que buscam destinos que propiciam contato com a natureza.

Atrações que visitaremos já incluso no valor do pacote:

Flutuação no Aquário Encantado
Por do sol na Lagoa das araras

Almoçaremos em restaurante local, já incluso no valor do pacote

Final de tarde seguiremos para a pousada, check in. Noite Livre.

5

5° Dia - Cachoeira Serra Azul com flutuação

Após café da manhã saída para o passeio.

Opcional Descida em tirolesa na volta do passeio da cachoeira serra azul, sendo pago a parte e podendo pagar no local.

Às 12h00 parada para almoço, banho, viagem a caminho do aeroporto de Cuiabá e despedida de Nobres.

Atividade: Caminhada de curta duração durante os dias de atividade. Observação de fauna e flora, banho em cachoeira.

Indicação: Indicado para os aventureiros de plantão, recomendado para iniciantes que tenham muita disposição para o ritmo das atividades.

Incluso:

  • Rastreamento via satélite – Spot Gen3
  • Seguro Aventura Individual Tókio Marine(Saiba Mais)
  • Condutores de turismo especializados
  • Transfer aeroporto cuiba x Nobres x Chapada Guimarães
  • Transfer Chapada Guimarães x Aeroporto Cuiba
  • Translado em veículos 4×4 para todos os dias de atividades
  • Taxas atrativos na Chapada Chapada Guimarães e Nobres
  • 1 dia de passeio em Nobres
  • 3 dias de passeios na Chapada Chapada Guimarães
  • Refeição no primeiro dia em Nobres
  • Hospedagem com café da manhã

Não incluso:

  • Refeições não mencionadas no roteiro
  • Medicamentos de uso pessoal
  • Qualquer outro item não mencionado como incluso.

Informações adicionais(Parte aérea):

  • O valor da viagem com aéreo incluso sofre alteração até a data da viagem, na opção do pacote com aéreo incluso o ideal é garantir sua vaga o quanto antes para ter o melhor preço.
  • Faltando 30 dias para a viagem não será mais disponibilizado a opção de compra com aéreo incluso.
  • Mochila pequena para usar durante as atividades
  • Protetor solar;
  • Repelente;
  • Boné;
  • Tênis ou bota de caminhada confortável;
  • Squeeze;
  • Roupas leves;
  • Roupas para banho;
  • Toalha pequena para os passeios;
  • Agasalho;
  • Câmera fotográfica;
  • Medicamentos de uso pessoal.

Evitar malas grandes.

Em caso de cancelamento por iniciativa do cliente, a PEGADA ECOTURISMO providenciará a possível devolução conforme especificado abaixo e de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR.  

  • Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total
  • Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total
  • Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total
  • Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução

Comentários sobre o destino

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário

Avaliação