Nota Pegada Ecoturismo – Retomada

Como a Pegada Ecoturismo vem se preparando para a retomada das atividades?

A prioridade da Pegada Ecoturismo sempre será a segurança e bem-estar de seus clientes, e neste momento tão delicado não poderia ser diferente.

Desde o início do surto, a Pegada tem se empenhado em compreender a realidade do segmento diante deste cenário, acompanhando todas as medidas por parte do governo, entidades de saúde e segurança.

Durante esse período participamos de reuniões por videoconferência e lives com nossos parceiros (Pousadas, Hoteis, Guias Locais, Parques, Empresa de transportes, Operadores, Associações…) incentivando o debate e buscando melhores soluções comuns.

Com proximidade da reabertura das atividades pós Covid-19, seguir protocolos de segurança e higiene são a garantia do setor de turismo, hotéis, atrativos que envolvem público.

O Ministério do Turismo divulgou na última quinta-feira (04/06), os protocolos sanitários recomendados para 15 segmentos turísticos para apresentar o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”.

Um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, posicionando o Brasil como um destino protegido e responsável.

Essa é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo Ministério do Turismo, com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades.

A ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura na qual somos associados lançou no dia 05/Junho o Manual de Boas Práticas Sanitárias no Turismo de Natureza.

Abeta acredita que a retomada segura de todas as atividades econômicas só será viável com a adesão de boas práticas adequadas a cada setor.

O novo manual é resultado das pesquisas junto as principais entidades sanitárias que vem tratando do tema da Covid-19 no Brasil, além da consulta a diversos protocolos sanitários já adotados por outros países.

Com associados espalhados por todo o país, a ABETA forma uma rede qualificada de empresas e instituições comprometidas com o profissionalismo, com a diversão segura, com a preservação ambiental e com o prazer da descoberta da Vida ao Ar Livre.

Temos orgulho de fazer parte desse time Abeta.

A Confederação Nacional de Turismo (CNTur) elaborou um e-book para orientar e informar sobre as ações que os empresários e colaboradores devem seguir na retomada, com segurança para empresas e clientes.

As normas e regras descritas permitem a volta dos negócios do turismo e, principalmente, a volta dos clientes e hóspedes aos estabelecimentos sem quaisquer riscos.

A ABAV – ABRACORP – AIRTKT – BRAZTOA – CLIA BRASIL divulgou protocolo sanitário para agências de viagens, um material desenvolvido à partir das orientações das mais diversas entidades públicas e privadas que se trata de recomendações sanitárias mínimas para que as pessoas e empresas possam interagir, normalmente, minimizando os ricos de contaminação da COVID19.

Todas essas iniciativas aqui citadas tem como objetivo auxiliar o turista e uma retomada segura de todas as atividades.

Nosso compromisso é manter essas informações, atualizando sempre que houver mudanças ou novas regras.

A Pegada Ecoturismo após acompanhar e avaliar todos esses resultados de pesquisas junto as principais entidades sanitárias que vem tratando do tema da Covid-19 no Brasil (OMS, Vigilância Sanitária, ANVISA, etc.), além da consulta a diversos protocolos sanitários, sem deixar de considerar também o olhar profissional de quem está na ponta da linha das atividades de turismo de natureza, está criando o “Manual de Operação Pegada Ecoturismo” medidas e ações de higiene que será apresentado ainda esse mês juntamente com uma data prevista para retomada das nossas atividades.

Aguardem! Em breve estaremos de volta, com responsabilidade e segurança para nossos clientes e equipe.

ESTAMOS JUNTOS!
Equipe Pegada Ecoturismo

Iniciar atendimento