Viajar faz um bem danado

Poderia escrever páginas e páginas falando sobre o porquê viajar faz tão bem. Para começar, somos o que um dia sonhamos ser. Afinal, o que é essa vida senão uma grande viagem? O simples fato de existirmos já é um milagre, viajamos nos sonhos, viajamos quando estamos assistindo um filme e vemos aquela cena de um lugar que você sempre quis ir, viajamos entre as páginas de um livro e viajamos antes mesmo de embarcar, quando estamos planejando.

Confira algumas razões pelas quais VIAJAR é essencial

1 – O nascer e pôr do sol nos inspira. A energia da lua quando ela vem nos iluminar nos encanta.

Sabemos que estamos aqui de passagem. E estamos aproveitando ao máximo a estadia. Somos viajantes que, por um tempo, deram a sorte de serem hospedados neste planeta. Somos alegria que irradia, paz que acalma.

2 – Sentir-se livre

Viajar faz você se sentir livre para fazer o que quiser. Esqueça sua rotina diária, esqueça que você tem que trabalhar no dia seguinte. Quando estamos viajando, esquecemos dos nossos problemas, nos sentimos mais livres para fazer o que bem entendemos, sem se preocupar com as obrigações diárias.
Menos escritórios e mais voo livre.

3 – Se divertir

Viajar é se divertir muito. É se divertir quando o seu dia está recheado de coisas para fazer e novos lugares para conhecer, como uma trilha de mais de 2 horas que passa por paisagens exuberantes. É se divertir na companhia de seus amigos, é se divertir sozinho, é diverti-se dos seus micos, dos seus perrengues e de momentos incríveis que a viagem nos proporciona.

4 – Conhecer gente nova

A sensação de descoberta, de partir rumo ao desconhecido, de ver cenários novos, conhecer culturas diferentes, de fazer novas amizades, é tudo de bom. Mesmo que você seja tímido, é quase que inevitável ficar sozinho durante uma viagem. Você conhece gente nova em quase todos os lugares. Seja no quarto do hostel, em uma mesa do bar, na rua, em um café, você sempre estará rodeado(a) de pessoas diferentes, de várias partes do mundo.

5 – Ter muitas histórias para contar

Como é bom ter algo para contar quando voltamos de uma viagem. Seja um perrengue, algumas das loucuras que você aprontou durante sua viagem, como lembranças são importantes. Viajar é ter uma história para contar. Viajar é recordar, é ter algo para contar para seus amigos, familiares, é ter muito assunto para passar horas e horas conversando em uma mesa de bar.

6 – Experimentar e aprender coisas novas

Sentir um cheiro diferente, experimentar uma bebida típica do local, comer uma comida diferente. Viajar é ter a oportunidade de conhecer um restaurante diferente e experimentar algo da culinária local.

Viajar é aprender um novo idioma, ouvir um novo sotaque, ouvir uma palavra desconhecida que desperta sua curiosidade ou até mesmo novos sotaques.

7 – Se conhecer

Porque viajar te faz uma pessoa muito melhor. Viajar é se conhecer, é quando enxergamos o quanto nossa existência neste planeta faz sentido e é importante. É quando percebemos o quão longe podemos ir, ou seja, viajar é a melhor forma de nos reencontrar com o nosso interior.

8 – Refletir

Viajar é um momento para se divertir, mas também é uma ótima forma para você refletir, um momento para analisar aquilo que já passou e pensar sobre metas a serem cumpridas, etc.

9 – Descansar

Também é um momento para você descansar a mente e o corpo do estresse do cotidiano ou da sua rotina de trabalho. Uma viagem na qual você não vai ter obrigações ou tarefas a fazer e sim, um momento para você curtir o som de uma cachoeira, fazer uma trilha, apreciar a natureza, dá um mergulho, descansar no gramado do parque, ou até mesmo deitar em uma rede e ler um bom livro.

10 -Viajar traz mudança

“Aquele que retorna de uma viagem não é o mesmo que partiu.” Nós nunca voltamos a mesma pessoa. A cada viagem ocorre uma mudança, um aprendizado. Novos conhecimentos, novos pontos de vista, novas descobertas, nova visão de mundo. E é isso que a viagem tem de mais valioso.

Afinal viajar é essencial pois faz a gente descobrir o quão pequeno nós somos e quanta coisa ainda não sabemos. Viajar faz a gente perceber como somos diferentes e parecidos ao mesmo tempo com aquela pessoa que mora do outro lado do mundo. E, o mais importante, viajar nos faz crescer pois nos permite descobrir o que realmente valorizamos. A gente aprende à dar valor às coisas simples da vida, à natureza e ao ser humano. Nos enriquece, nos traz experiências transformadoras.

Viajar pra mim é o melhor investimento que podemos fazer. Nada substitui esse aprendizado. É a verdadeira escola da vida, onde você pode ver com seus próprios olhos, tirar suas próprias conclusões, entender coisas que nenhum livro será capaz de explicar. “ Viajar é fazer uma jornada dentro de si mesmo”. É ter um novo olhar sobre as coisas, sobre as pessoas. Viajar é respirar vida.

Então bora lá. Mochila nas costas, paz na alma e pés na estrada.

No meu caso, eu não viajo para ir a um determinado lugar, mas para ir. Viajo pelo prazer de viajar. A questão é se mover.
-Robert Louis Stevenson-

Sobre o Autor

Rafael Freitas
Rafael Freitas
Brasileiro, Belo Horizonte/MG, Formado em Processos Gerencias, Empreendedor, Guia especializado em atrativos naturais, Analista de viagens, Consultor de Viagens, Gestor de Turismo, Sócio Proprietário na empresa Pegada Ecoturismo, Palestrante. Com varias vivencias no ecoturismo e turismo de aventura, decidiu que viveria sua vida respirando e sonhando aventuras. Transformou o hobby e a paixão por viajar em profissão, com propósito de incentivar pessoas a saírem da rotina, conhecer novas pessoas, novos lugares, novas culturas, desafiar a si mesmo através deste esporte encantador e apaixonante. Acredita que não existe limites para conhecer novos lugares e novas conquistas. Viajar é explorar o novo, de forma simples. Acredita que não existe limites para conhecer novos lugares e novas conquistas. Viajar é explorar o novo, de forma simples.